Principais ações de um síndico no final do ano

No final do ano, algumas situações merecem uma atenção especial do síndico ou administrador de um condomínio. Assim como as pessoas costumam fazer um planejamento nesse período, o condomínio também precisa se preparar.

Nesta postagem você vai conferir quais são as principais atribuições do síndico de condomínio nessa época.

Decoração de Natal e Ano Novo

Quando chega dezembro os moradores já começam a decorar seus apartamentos. Assim também deve acontecer nas áreas comuns do condomínio. Hora de desencaixar a decoração no ano anterior. Caso precise de novos itens, o melhor é fazer um orçamento de compra e leva-lo para aprovação em assembleia.

Foco na previsão orçamentária

A previsão de gasto do ano seguinte é um dos deveres do síndico e deve ser elaborado antes do início do novo ano. A atividade é considerada uma das partes mais importantes da gestão condominial. Isso porque o planejamento financeiro pode ser uma garantia de que todas as necessidades do condomínio sejam atendidas ao longo do ano.

A previsão orçamentária deve ser baseada nos gastos do ano vigente, levando em consideração pontos, como inflação, inadimplência, dissídio dos funcionários, décimo terceiro e férias, entre outras questões.

Quer saber como preparar uma previsão orçamentária. Clique aqui.

Evite inadimplentes

Para evitar inadimplência nesta época o indicado é que o condomínio entregue a cota condominial de janeiro antecipada.

Assim, em meio a tantas demandas de final de ano o morador ficará atento a essa obrigação financeira. E tem ainda a questão das férias. Esse é um período que muitas pessoas se ausentam de casa.

Atenção aos impostos

Nos primeiros meses no ano, mais especificamente em março, o condomínio precisa estar em dia com a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, conhecido como DIRF. Por essa razão, aproveite o final de ano para reunir todos os documentos e guias necessários. Começar cedo contribui para que esse minucioso trabalho dê certo no momento de entregar as declarações.

Aproveite esse período para organizar documentos, dessa forma, as chances de algo dar errado diminuem significativamente, permitindo ao síndico um final de ano com mais tranquilidade e transparência aos condôminos.

Mais segurança

Nesta época do ano, com os condomínios mais vazios, eles se tornam mais vulneráveis à assaltos. Sendo assim, a administração e o síndico deverão ficar mais atentos aos eventuais episódios.

Ofereça cursos aos funcionários e sempre os deixe bem orientados sobre as normas do prédio.

Prepare os plantões

Com qualquer empresa, esse período de final de ano tem sempre a divisão de quem trabalha no Natal e de quem trabalha no Ano Novo. No condomínio não é diferente.

Os funcionários do local deverão fazer uma tabela de plantão no Natal e no Ano Novo. Se for utilizar folguistas ou terceiros durante esse período, é importante comunicar os moradores sobre a alteração de funcionários.

Foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!

Veja mais artigos

Rolar para cima
Abri WhatsApp
Fale Conosco
Olá;
Podemos te ajudar?
Clique no BOTÃO ABRIR abaixo